top of page
Captura de tela 2024-12-26 093608.png

Por que guardamos o que nos faz mal?

Atualizado: 3 de fev.


Deuteronômio 7:1-5:

"Quando o Senhor, teu Deus, te houver introduzido na terra que passas a possuir e tiver expulso muitas nações de diante de ti, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e poderosas do que tu, e o Senhor, teu Deus, as tiver entregue a ti para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem te casarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos, pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós e depressa vos consumiria. Mas assim lhes fareis: derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas, cortareis os seus postes sagrados e queimareis a fogo as suas imagens de escultura."

Conquista de Canaã:

"Após a morte de Moisés, Josué liderou os israelitas na conquista da Terra Prometida, Canaã. No entanto, a conquista não foi completa, e muitas cidades cananeias permaneceram sob o controle dos povos nativos."


Aser e os cananeus:



"Apesar de todas as bênçãos concedidas, a tribo de Aser não foi capaz de expulsar os cananeus, e os aseritas continuaram a viver no meio dos cananeus que habitavam na terra, pois não os expulsaram" (Juízes 1:31-32).


O porquê:


"Isso pode ter ocorrido por diversos motivos, como a dificuldade em crer que Deus os ajudaria a conquistar cidades fortificadas, a necessidade de mão de obra ou a busca por alianças políticas.


Os benefícios de uma aliança com os Cananeus:


"Os cananeus tinham uma cultura rica e desenvolvida, com conhecimentos em agricultura, artesanato e comércio. A interação com eles pode ter trazido benefícios para os israelitas.


Mistura da água e o óleo:



"Os casamentos entre israelitas e cananeus eram uma prática comum, apesar das proibições religiosas. Esses casamentos podem ter sido motivados por interesses econômicos, sociais ou afetivos, mas também podem ter levado à adoção de costumes e crenças cananeias. A influência cananeia levou ao sincretismo religioso, ou seja, à mistura da fé israelita com elementos das religiões cananeias, como o culto a Baal e Astarote."


Consequências:


É comum ouvirmos que água e óleo não se misturam. No entanto, se colocarmos os dois ingredientes em um recipiente e os agitarmos, eles se misturam. Mesmo que, após um tempo, a mistura pareça se separar, um sempre terá traços do outro. A água terá gosto de óleo e o óleo conterá partículas de água. Em outras palavras, a água se torna imprópria para o consumo e o óleo perde sua pureza.


"Com a mistura de hábitos contrários à vontade de Deus, a perda de identidade era iminente. Muitos se distanciaram de Deus, achando que não eram mais merecedores de seus cuidados, perdendo sua identidade de filhos e filhas e construindo uma barreira entre si e seu Deus.

Muitos não pararam de crer em Deus, mas não acreditavam mais que Ele se preocupava com eles e não conseguiam crer que Deus os ajudaria em seus problemas e dificuldades, não por Deus não ter poder para isso, mas por não se sentirem mais merecedores da ajuda divina.

Como Adão se escondeu da presença de Deus, muitos se escondem de sua presença, por medo, vergonha ou culpa, esquecendo-se de que Deus é rico em misericórdia e os ama."


A prova final de amor:



"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

"Por meio de 1 Cristo Jesus, Deus demonstrou seu amor por todos nós e assim nos mostrou o quanto ele se importa conosco.

Se confiarmos nesse amor, como confiamos no amor verdadeiro de um pai ou mãe, saberemos que, até para abandonar as coisas que Ele não se agrada em nós, podemos contar com Ele, pois Ele está disposto a nos ajudar.

Quando entendemos que tudo vem por Ele e que sem Ele nada podemos fazer, contamos com Ele até para nos ajudar a parar de desagradá-lo.

Esse amor é tão grande e incompreensível que é difícil de aceitá-lo.

Estamos acostumados à lei do dente por dente e olho por olho, que temos muita dificuldade de entender esse amor.

Mas creia, Ele o amou tanto que entregou seu Filho por você."  

 

Comments


bottom of page