A Revolta de Jonas
- O.D.C QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
- 20 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Quem não conhece a história de Jonas, O homem engolido por um grande peixe por sua desobediência.
A fuga de Jonas: Em vez de obedecer a Deus, Jonas decide fugir na direção oposta, embarcando em um navio para Társis. No entanto, uma grande tempestade se levanta no mar, ameaçando afundar o navio e todos a bordo.
Jonas e o grande peixe: Os marinheiros, atemorizados, lançam sortes para descobrir quem era o culpado pela tempestade. A sorte cai sobre Jonas, que confessa aos marinheiros que é um profeta fugindo do Senhor. Para salvar os outros, Jonas pede para ser lançado ao mar. Um grande peixe o engole, mas não o mata.
Por um bom tempo achei que o marco zero da história de Jonas era sua desobediência, e isto levou a sua fuga, a tempestade e a ser engolido pelo peixe.
Mais ao ler Jonas 4: 1,2,3,4,5, vi que o verdadeiro marco zero foi a falta de perdão e compaixão,
Ele sabia que Deus é um Deus de amor, e se Deus mandou ele pregar o arrependimento era porque Deus ainda acreditava na recuperação de Nínive, e era isto que Jonas não queria, ele não queria que Nínive fosse perdoada, ele não queria que Nínive fosse abençoada.
Nínive era a capital do império assírio, um dos maiores inimigos de Israel. Os assírios eram conhecidos por sua crueldade e por invadirem e terem devastado diversas cidades israelitas. Essa animosidade histórica pode ter influenciado o sentimento de Jonas em relação aos ninivitas.
Deus nos ensina pela vida de Jonas que ao guardar mágoa, a destruição e para nos mesmos, que o Perdão de Deus não tem limites. E acima de tudo que nossa luta não é contra a carne e o sangue.
"Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:12 diz:
Sim, ouve uma tremenda derrota para as forças do inferno naquele dia, pois uma cidade inteira foi arrancada de suas mãos.
Quando entendermos isto, mudaremos o foco e nossa luta se voltara para o verdadeiro inimigo e o perdão será mais uma arma contra as portas do inferno.
Lições da história de Jonas: A história de Jonas nos ensina sobre:
A importância da obediência a Deus: Mesmo quando não entendemos os planos de Deus, devemos obedecer.
A misericórdia de Deus: Deus é um Deus misericordioso que deseja o arrependimento de todos.
A necessidade de compaixão: Devemos ter compaixão por todos, mesmo por aqueles que consideramos inimigos.
A história de Jonas é um lembrete de que, por mais que tentemos fugir de Deus, Ele sempre nos encontra. É também um relato sobre a transformação que ocorre quando nos arrependemos e seguimos a vontade de Deus.
Comments